sábado, abril 17, 2010

A Maçonaria do Ora Pois….

Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa

por LusaOntem

Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa

Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa num encontro promovido pelo Grande Oriente Lusitano (GOL) e aberto ao "mundo profano", com a atualidade dos valores republicanos como tema.

Trata-se do quarto encontro do gênero - sucedendo a outros em Estrasburgo, Atenas e Istambul - e que aproveita o facto de se assinalar este ano o centenário da implantação da República em Portugal para debater os valores republicanos.

"Há uma enorme convergência entre os valores maçônicos e os republicanos, de igualdade, liberdade, cidadania e laicidade, além da fraternidade", disse à agência Lusa o grão mestre do GOL, António Reis.

O encontro, que decorre num hotel em Lisboa e é aberto ao mundo profano (não maçons), deverá abordar estes valores, na perspectiva de que "estão nos tempos de hoje ameaçados".

"Há uma enorme crise ética que grassa em todo o mundo e esteve, aliás, na origem da atual crise econômica e financeira", sublinhou.

Para António Reis, "os maçons têm obrigação de serem uma vanguarda ética e cívica destes valores, como o foram no passado, em que estiveram sempre na primeira linha da salvaguarda destes valores".

O grão mestre do GOL revelou que no encontro "haverá certamente da parte das obediências maçônicas presentes um maior empenhamento dos respectivos países, para que estes valores não sejam letra morta, bem pelo contrário".

A propósito do centenário da implantação da República em Portugal, a organização do evento espera encontrar respostas a questões como qual o papel que cabe à maçonaria na difusão dos valores republicanos no mundo.

"Que acrescentam estes valores aos valores simplesmente democráticos e liberais? Haverá uma visão republicana da liberdade, da igualdade, da laicidade e da cidadania que nos permita aprofundá-las e desenvolvê-las? Qual o significado de juntarmos a este conjunto de valores o valor da fraternidade?", são questões a levantar neste encontro internacional.

FONTE: LUSA ONTEM

Link: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1545508&seccao=Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...