sexta-feira, março 25, 2016

REFERÊNCIA HISTÓRICA AO MESTRE SAINT-GERMAIN

Uma referência interessante a Saint-Germain no Jornal London Chronicle, de 31 de maio a 3 de junho, 1760, sob o título "Histórias de um misterioso estrangeiro":
 "Da Alemanha ele levou para a França a reputação de grande e poderoso alquimista, que possuía o pó secreto e, por consequência, o remédio universal. Corriam rumores de que o estrangeiro sabia fabricar ouro. A forma dispendiosa na qual vivia parecia confirmar esse relato, mas o ministro da época, a quem o assunto fora confidenciado como importante, respondeu sorrindo que o resolveria rapidamente. Ele ordenou um inquérito para determinar de onde vinham as remessas que ele (Saint-Germain) recebia, e disse àqueles que o procuraram que logo lhes mostraria quais eram as riquezas produzidas pela pedra deste filósofo. Os meios que aquele homem ilustre utilizou para explicar o mistério, embora muito sensatos, só serviram para aumentá-lo. Não se sabe se o estrangeiro tomou conhecimento do inquérito que foi ordenado e encontrou meios de burlá-lo, ou por quaisquer outros motivos desconhecidos, o fato é que no espaço de dois anos, enquanto era observado, ele viveu como de costume, pagando tudo em dinheiro vivo e, no entanto, não entrou no reino nenhuma remessa que lhe fosse destinada."
 (Reimpresso nas páginas 95-96, Secret Societies and the French Revolution [Sociedades Secretas e a Revolução Francesa], de Una Birch.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...