quinta-feira, setembro 21, 2023

 Grande Loja da Rússia

 

Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Grande”, com 27 anos de idade, teria sido iniciado por Christopher Wren, um famoso maçom operativo responsável pela reconstrução de Londres após o incêndio de 1666.. Esta teoria não tem comprovação documental.

 

Diz a “lenda”, que Pedro foi admitido no grau Escocês de Santo André, e isso, poderia ter influenciado sua escolha da bandeira da Marinha russa, que é chamada de bandeira de Santo André, utilizada até os dias atuais.

 

Á partir do final do século XVII, representantes da cultura europeia ocidental entraram no Reino de Moscou. Entre eles estavam técnicos, professores, filósofos, construtores e pregadores, onde estes últimos começaram a espalhar a cultura do hermetismo, dando assim, abertura para a maçonaria.

 

Em 24 de janeiro de 1731, a Grande Loja da Inglaterra designou um capitão chamado John Phillips como Grão-Mestre Provincial da Rússia e da Alemanha. A Maçonaria arraigou-se na Rússia no reinado da Imperatriz Elisabeth (1741-62), particularmente entre a nobreza, e floresceu durante a maior parte do reinado de Catarina, a Grande (1762-96). Os maçons russos até o tempo de Catarina, eram na maioria estrangeiros de origem. Desde 1760, praticamente todas as famílias nobres tiveram pelo menos um maçom.

Um comentário:

  1. Adorei sua postagem! Seus insights são fantásticos. Continue escrevendo e compartilhando suas valiosas perspectivas.

    ResponderExcluir

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...