domingo, maio 30, 2010

Pacto contra drogas ganha adesão da Maçonaria

http://www.cafecomnoticias.com.br/wp-content/uploads/2010/01/drogas1.jpg
Pacto contra drogas ganha adesão da Maçonaria, Focco e Movpaz

Entidades assinam acordo e vão colaborar com o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas

O Fórum de Combate à Corrupção (Focco), a Maçonaria Paraibana e o Movimento pela Paz (Movpaz) são as novas entidades parceiras do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB). Elas assinaram, nesta segunda-feira (10), um Pacto de colaboração na Política Estadual sobre Drogas, disponibilizando-se a participar, com o Governo do Estado e demais segmentos sociais, na idealização e realização de ações educativas. Implantado em abril, o PEPD/PB já conta com outras 17 assinaturas do Pacto, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

Durante a solenidade desta segunda-feira, realizada na sede central da Maçonaria Grande Oriente do Brasil, o gerente do Programa, Deusimar Guedes, explicou que todas as secretarias estaduais se engajaram nas diretrizes do PEPD/PB e os 223 municípios paraibanos estão sendo convidados a aderir ao Pacto. Mas o gestor enfatizou a importância do poder público e sociedade partilharem responsabilidades na busca de alternativas e estratégias eficientes para trabalhar o combate às drogas, desde prevenção, atenção, tratamento, redução de danos e reinserção social dos dependentes químicos.

“A Maçonaria, o Focco e o Movpaz são entidades bem articuladas e integradas à sociedade, o que certamente acrescentará força e dinamismo para as nossas ações”, comentou Deusimar.

Maçonaria – O trabalho de interiorização das atividades do PEPD/PB terá uma forte contribuição da Maçonaria - Grande Oriente do Brasil na Paraíba, que também desenvolve o projeto ‘Maçonaria contra as drogas e a favor da vida’. “Todas as nossas 52 lojas (onde os maçons de reúnem), de João Pessoa a Cajazeiras, serão multiplicadoras das ações do Programa Estadual nas suas cidades”, anunciou o grão-mestre Aderaldo Pereira.

Focco – Já o Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO) se empenhará para envolver suas 22 entidades integrantes, entre órgãos federais e estaduais, nas ações do Programa. “Atuar em defesa da criança e do adolescente não é apenas um papel estatal, mas de toda a sociedade”, destacou o coordenador geral do Focco, Rainério Rodrigues Leite. Ele frisou ainda que um dos objetivos do Fórum é a defesa do patrimônio público e, nesse sentido, reduzir o consumo das drogas também significará, além de saúde, segurança e melhor qualidade de vida para os cidadãos, a possibilidade de investir recursos em outras atividades governamentais para benefício da população.

Movpaz – As atividades do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas incluirão uma ampla ação nas escolas e essa será uma das principais áreas de atuação do Movimento Internacional pela Paz e Não-violência (Movpaz) na Paraíba, através da parceria. “As escolas configuram-se como um espaço de cidadania importante para nossa atuação, oferecendo possibilidades para trabalhar a prevenção às drogas com crianças e jovens, já que muitos deles não têm a oportunidade de ter essas instruções na família”, explica o coordenador estadual do Movpaz, Almir Laureano. O Movimento atuará ainda a fim de que o Estado possa oferecer um centro de atendimento para os dependes químicos.

A importância do PEPD/PB, suas parcerias e projetos para prevenção também foram ressaltados pelo secretário estadual da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho. “Nenhum país conseguiu resolver o problema das drogas apenas com repressão. Conscientização e prevenção são fundamentais”, garantiu, lembrando a necessidade de se promover mudanças de mentalidade para as gerações futuras, uma das propostas do Programa Estadual.

Entre as autoridades presentes à solenidade, também estava o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Sinomar Maria Neto. Além de adepta do Pacto do Programa Estadual, a Polícia Federal firmou parceria com a Maçonaria no Projeto ‘Federal Mirim’, a ser desenvolvido nas escolas públicas, oferecendo curso de prevenção para formar jovens multiplicadores no combate ao uso de drogas.

Também marcaram presença na assinatura do Pacto, a secretária ajunta de Educação e Cultura, Emília Freire, o policial federal e vereador pessoense Geraldo Amorim, entre outras autoridades.


Assessoria



fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20100510170009&cat=paraiba&keys=pacto-contra-drogas-ganha-adesao-maconaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...