domingo, julho 24, 2011

           O MEDIADOR DA PERFEIÇÃO    

“Bem sei eu que tudo podes,
E nenhum dos Teus pensamentos serem impedido.
Quem é aquele, dizes Tu, que sem conhecimento encobre o conselho?
Por isso falei do que não entendia;
Coisas que para mim eram maravilhosas demais, E que não compreendia.
Como o ouvir dos meus ouvidos ouvi,
Mas agora Te vêem os meus olhos “(Jô 42:2, 3,5)

           A busca constante de conhecimento por parte da humanidade é motivada pelo insaciável desejo de encontrar Paz, Segurança e Perfeição Acreditam-se que um maior conhecimento trará consigo uma onda de alegria; infelizmente nem sempre isso acontece. Muitas vezes o fascínio pelo desconhecido serve apenas para agitar o buscador, levando-o a um estado de insatisfação em relação àquilo que já lhe foi dado. por outro lado , o  descontentamento  é o próprio  catalisador que inspirou as maiores descobertas e invenções.
           Porém até mesmo o conhecimento humano é superior á ignorância humana: no entanto nenhum deles pode alcançar o Eldorado da Verdade e da Sabedoria Divina.
          É possível que indivíduos possuam uma “Sabedoria prática” em vários assuntos, e ainda assim sejam infelizes. Há muito foi dito “... com tudo que possuis, adquire o conhecimento” (provérbios 4:7). O  autor  desta declaração sabia que a Iluminação é uma combinação de Conhecimento , Amor, Poder concentrado ,Humildade, Fé , Constância, impregnados de muito estudo e contemplação  com a irradiação das Luzes Maçônicas .
       Irmão tende noção do número de pessoas espalhadas pelo mundo que têm a idéias errôneas de que algum salvador mundial eliminará todos os seus erros e escoltá-las-á vicariamente até aos céus? Pois bem, seu número é muito grande: e por muitas razões estas pessoas às vezes têm dificuldades em aceitar a Verdade, mesmo quando Ela Lhes é apresentada.
          A própria idéia de que o G>A>D>U indica que Ele pertence ao Universo e isto inclui o Ser divino, bem como toda e qualquer outra manifestação desse Ser Supremo. Se Ele pertence a nós pertence a todos. Ele tem que encontrar-se em todos e, portanto, as Suas funções são uma parte de Todos.
          Ele liga o homem à sua divindade e transmite-lhes a elevada ação vibratória dessa Sagrada Presença, tornando-A inteligível para a manifestação inferior. A discórdia humana nunca é transmitida para o alto: pois o G.A.D.U.  Tem olhos puros demais para ver o mal (Habacuque 1:13).
           Se a presença do G.A.D.U.  Não pode vivenciar nenhuma qualidade inferior á Perfeição, então os Maçons devem abandonar o desejo de apegar-se às fraquezas terrenas e devem regozijar-se por se despojarem de toda imperfeição. Os aprendizes Têm expressado muitas vezes o descontentamento com a mortificação de qualidades indesejáveis. Eles comprometem o trabalho e a si mesmos, e racionalizam as suas condutas imperfeitas e o fato de que não podem nem irá mu da para seguirem um Modo de viver mais elevado. Podem sentir que não estão preparados , ora meus irmãos  nos nunca ficaremos totalmente prontos se continuarmos a viver na soberba da ilusão  auto-inflingida. È claro que não alcançaremos a perfeição seguindo planos e  caminhos terrenos. “porque os meus pensamentos não são os vos os pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor “(Isaias 55:8) o Nosso caminho é o caminho da Perfeição.
          A nossa Ordem leva-nos sempre a responder a cada chamado sincero; no entanto em muitos casos recebemos pedidos de Ajuda para a superação de um determinado problema quando é óbvio que o suplicante não esta disposto a persistir na meta, mesmo que déssemos a ajuda necessária para sua elevação. O primeiro pré requisito para a solução de um problema é a disposição de entregá-los nas mãos do G.A.D.U.  E de retirar toda a energia que anteriormente o alimentava através da atenção e dos sentimentos. Esta atitude correta evoca a compaixão e permitem que as Luzes Maçônicas e O universo conspirem a seu favor. De acordo com a Lei Cósmica, nenhuma ajuda poderá ser dada a não ser que o individuo esteja disposto a fazer a sua parte tornando o seu ser uma fogueira de Luz de receptividade, limpo de todas as cinzas da Vaidade humana.
 A Maçonaria assiste aqueles que conscientemente reconhecem que poderão pedir-lhe ajuda e recebê-la de imediato. O contato mais intimo possível entre o homem e os seus criados dá-se quando o homem dirige a atenção para esta presença magnífica e mediadora (Maçonaria) e procura chegar a sua perfeição a Luz tão desejada.
          Se não existisse esta maravilhosa Arte Real, não existiria nenhum contato de mediação e nenhuma possibilidade do homem manter um contato com a sua própria Presença Divina (Luz) a menos que ele tivesse o poder absoluto de purificar completamente o mundo de toda discórdia, trevas e escuridão, o que é totalmente impossível sem esta nobre Arte.
           Estes processos podem ser difíceis de compreende intelectualmente, mas são eventos tangíveis e verídicos que ocorrem constantemente e Níveis interiores. Cada Maçom protege o seu mundo vinte e quatro hora por dia durante todos os seus dias na terra. ”Eis que não dormitará nem dormirá o guarda de Israel” (salmos 121:4)
          O que é realmente lamentável que alguns homens, que por ignorância, intencionalmente, ou por desleixo permitam que as suas energias sejam usadas para propósitos incorretos. O resultado desta indulgência é transformado numa lixeira onde são atirados a malicia, improdutividade, irritações, criticas e todos os caprichos passageiros da mente carnal. Acabam cansando-se da monotonia das condições negativas e maléficas, que se encontra que não tem mais esperança na estrada descendente de seus conceitos materialistas ou nas idéias dos homens que não produzem na a favor da Perfeição e acabam conduzindo os que lhes rodeiam á ruína.
          Felizes sóis Maçom de ser acolhido por tão Nobre Arte Real, livre de todas estas provações. Siga em frente o caminho da Luz nada perturbará a tranqüilidade e a beleza da corrente de Vida. Então a Aliança perpetua da Imortalidade com o seu próprio Ser será renovada e dará a todos nós irmãos a compreensão interior. “o reino de Deus não vem com aparência exterior: Nem irão Ei-lo aqui, ou Ei-lo Ali: pois eis que o reino de Deus está dentro de Vós” (Lucas 17:20, 21).
          Como uma criança que brinca perto de um pequeno lago parado pode agitar a sua superfície jogando uma pedra, também os aprendizes podem e devem concentrar toda a sua atenção a lançá-la na Tranqüilidade da Beleza do G.A.D.U. E, em círculos que se alargam progressivamente, enviarem bons pensamentos. Estes pensamentos serão projetados onde sua mente o mandá-los , e ocorrerá sempre uma corrente de Amor Divino em ondas de Luz, lançado-as nas margens de vosso ser e ajudando a expandir ainda mais a Luz que nunca falha. Estude , contemple e pratique , aproveite ao máximo a oportunidade que recebeste seja um filho da luz seja um Maçom justo e Perfeito.
EXPLENDOR DAS ACÁCIAS – CRUZ ALTA RIO GRANDE DO SUL 29.04.2010
RONALDO LIMA-PAST MASTER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...