domingo, dezembro 28, 2014

DESABAFO DE JOSÉ CASTELLANI
Meus caros Irmãos,
Alguém andou espalhando que eu estou saindo do Grande Oriente do Brasil e ingressando em outra Obediência. NÃO É VERDADE! Eu estou é saindo da Maçonaria. Cansei-me!
Eu já pertenci a diversas instituições e não houve uma onde eu visse tanta difamação, tanta calúnia, tanta injúria dirigida aos companheiros (para nós "Irmãos") quanto nesta instituição dita fraterna. Em 35 anos de atividade maçônica, já vi de tudo: eleições fraudadas, luta rasteira pelo poder, pasquineiros que só se projetam pelos ataques, futricas, traição, calúnias. Mantive, durante todos esses anos, a esperança de que isso melhorasse ; mas constatei, desencantado, que a situação só tem piorado.
Nunca precisei de Maçonaria para me projetar, ou para "aparecer" ; isso é para os derrotados na vida profissional. Dediquei a ela, em pesquisas e estudos, 35 anos de minha vida , e, em troca, recebi ataques e mais ataques dos que nunca se preocuparam em pesquisar e divulgar suas pesquisas e que nem ao menos conhecem a instituição a que pertencem.
Estou cansado! Vou me dedicar apenas à minha profissão e à minha família, antes que
chegue, a esta, a lama que alguns trazem para a Ordem maçônica, conspurcando-a.
Continuo amando a Sublime Instituição, cuja doutrina é perfeita. Mas os homens ainda não perceberam que, para se aperfeiçoar, é precisa amar ao próximo e não denegri-lo.
Um grande abraço fraternal a todos.
José Castellani
PS - Em função disto, estou me desligando de todas as listas, assim como estou me desligando de minhas oito Lojas.
Arquivado por R. Mecca em 06/06/2001

3 comentários:

  1. É POSSÍVEL INFORMAR EM QUE DATA CASTELLANI ESCREVEU ESSE DESABAFO ?
    ANTECIPADAMENTE, ABRAGEÇO.
    TFA.
    CELSO sERRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme arquivo parece ter sido em 2001, mas é real?

      Excluir
  2. INFELIZMENTE ESTA CARTA RELATA UMA VDD DA NSS ORDEM

    ResponderExcluir

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...