quinta-feira, maio 28, 2015


Qual a relação do Escotismo e a Maçonaria?

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo.

[Imagem: 7k4j.gif]


“Os escoteiros surgiram da maçonaria, porque Baden Powell era maçon. Sonhou, segundo ele, fazer com harmonia a convivência entre os filhos de duques e filhos de empregados”.

[Imagem: logo1.jpg]


[Imagem: kfkb.jpg]




Se tantos investigadores citam a Baden Powell, como franco-maçom, por que no Movimento Escoteiro ocultam esse importante dado?Dezenas de lojas maçônicas no mundo levam o nome “Baden-Powell’. Ex:

http://www.badenpowelllodge.com/
http://www.badenpowelllodge.com/about_bp_lodge.htm
http://www.bplodge929.com/
http://www.logiabadenpowell465.com.ar/

Existe até a Associação Nacional dos Escoteiros Maçônicos Clique Aqui

[Imagem: 98wy.jpg]




aqui Baden Powell com maçons :

[Imagem: utt1.jpg]





Tumulo do Baden Powell , observe os simbolos :

[Imagem: rk6ph.jpg]




Entrada para o escritório do Associações Escoteiros em Eger, Hungria , observe o simbolo na porta:

https://imagizer.imageshack.us/v2/384x25...5/b8xl.jpg

Este é o símbolo da Loja da Maçonaria Baden Powell Arco Real :

[Imagem: baden-powell-hexagram.jpg]


As semelhanças são facilmente encontrados e, de fato, nada pode ser encontrada na Lei do Escoteiro e na promessa que não é encontrado na Maçonaria. A primeira coisa importante é que cada escoteiro deve fazer uma promessa a cumprir certos princípios orientadores e inscrever-se na Lei Escoteira, da mesma forma um maçom faz em sua obrigação, prometendo praticar preceitos maçônicos. O batedor e pedreiro deve tanto acreditar em Deus e não pode ser aceite em qualquer organização, se eles são ateus. Como a Maçonaria, o Movimento Escoteiro não se envolver em qualquer forma de atividade política.

Houve muitos maçons fortemente envolvidos no escotismo e algumas delas foram:

o Duque de Kent, Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra e presidente do Movimento Escoteiro, em 1975;

[Imagem: duke-kent.jpg]


Arcebispo Senhor Fisher; Rudyard Kipling; Edward, Príncipe de Gales-Chefe Escoteiro, em 1911; Rev. Israel Brodie, rabino chefe, que era um membro do Conselho de Escoteiros; e Lord Somers, governador de Victoria e fundação Mestre de Baden-Powell Lodge No. 488, que se tornou Chefe Escoteiro, em 1941, após a morte de Lord Baden-Powell.

Chamada do Kudu

[Imagem: kudu.gif]




Os escoteiros pelo mundo usam o Chifre de Kudu , usado para chamar e reunir em cursos de formação. Para todos os que seguem os passos do Fundador, é uma convocação para viver o Escutismo no seu melhor.

Logo dos escoteiros é uma Flor de lótus :

[Imagem: o2bm.gif]


é muito utilizada na maçonaria também :

[Imagem: opzdk3.jpg]


O Duque de Connaught

[Imagem: zit9.jpg]




Dentro da família real britânica, o duque de Connaught foi quem mais influenciou na personalidade do fundador do escotismo. Este príncipe era o terceiro filho da Rainha Victória (Príncipe Arthur) e conheceu Baden Powell em 1883 na Índia, onde praticaram juntos a caça ao javali com lança. Poucos anos mais tarde, Baden Powell, dedicaria seu “Pigsticking or hoghunting” ao duque, o “primeiro príncipe de sangue real que havia recebido uma primeira lança”. Em 1906, o duque de Connaught era inspetor Geral do Exército inglês e neste posto nomeou Baden Powell como Inspetor Geral da Cavalaria na África do Sul.

A amizade de ambos aumentou depois da criação do Movimento Escoteiro, Baden Powell nomeia em 1913 o duque como Presidente da Associação Escoteira da Grã-Bretanha. É conhecida a fotografia destes velhos amigos dando início ao terceiro Jamboree Escoteiro Mundial, em Arrowe Park (1929).

A amizade de Baden Powell ao duque foi tal, que colocou o nome de seu primeiro filho Arthur Robert Peter (Arthur pelo duque, Robert pelo seu pai e Peter pelo personagem infantil “Peter Pan”).

Supõem que foi o duque de Connaught quem iniciou Baden Powell nos mistérios da Irmandade maçônica, já que ele era Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra. Havia sido iniciado em 1874 na Loja “Príncipe de Gales” nº 259 e em 1886 se converteu no Grão Mestre provincial de Sussez.

É muito significativo que a mesma pessoa foi Presidente dos escoteiros da Inglaterra e ao mesmo tempo Grão Mestre dos Maçons desse país.

Alguns pontos de contato entre ambas as instituições que podemos enumerar são as seguintes:

a) A promessa escoteira como uma iniciação do aspirante (profano) em iniciado.

b) Uso e reiteração do número 3. No escotismo existem três princípios e três virtudes, enquanto que na maçonaria se fala das três luzes e das três luzes menores. Os escoteiros basicamente têm três graus de adestramento (Noviço, Segunda e Primeira Classe), enquanto que na maçonaria existem os três graus simbólicos: aprendiz, companheiro e mestre.

c) Os escoteiros e os maçons apertam a mão de uma maneira especial e simbólica

d) É significativo o uso do termo “lobinhos” (como já dissemos) e toda uma mística inspirada no livro de conteúdo maçônico, igual que “Kim”.

e) A ajuda ao próximo é uma particularidade de ambas as instituições.

f) Se utiliza o termo “Irmão Escoteiro” ou “Irmão Maçom”, dando a entender a existência de uma Irmandade Mundial.

g) A cadeira da fraternidade (as mãos apertadas) existe nas duas organizações em alguns momentos transcendentes.
Para finalizar, disse Baden Powell em um Congresso de Escotistas celebrado em Paris em 1922: “O Movimento Escoteiro representa uma união mundial de socorro fraternal, uma associação universal de amizade que não tem fronteiras. Educados na compreensão e que as nações são irmãs, de que formam parte de uma grande família humana cujos membros devem ajudar-se e compreender-se mutuamente, os jovens cidadãos e cidadãs de todas as nações cessarão de olharem-se como rivais e não alimentarão mais que pensamentos de amizade e de estima mútuas”.

No Brasil existe algumas lojas maçônicas com o nome Baden Powell , Loja Baden Powell, n.º 185 da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, fundada em 4 de Novembro de 2004 e com sede no Oriente de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

No Brasil existem ainda mais duas Lojas com o nome Baden Powell, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

O Escotismo é conhecido por muitos como A Maçonaria-Mirim. É reconhecido pela GLESP - Grande Loja do Estado De São Paulo, como Instituição Para-Maçônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...