sábado, maio 04, 2013




Falando de ... Os maçons e as estrelas. Rafael Otazo







Os templos da Maçonaria Universal são a representação simbólica do que os maçons de todo o ritual, considerado necessário destacar os conteúdos fundamentais da concepção maçônica. No entanto, além dessas peculiaridades, a grande idéia de que é sempre expressa na distinção espacial e simbólica para o desenvolvimento do lugar, o ritual do templo - é que ele corresponde a uma representação simbólica do universo.

No Antigo e Aceito Rito Escocês, que se torna muito mais aparente do que em outros ritos, que têm paredes menos dotados de componentes simbólicos, por exemplo, no rito de Schroeders. A idéia do universo no Rito E. ·. A. ·. e A. ·. tangível manifestado na presença dos signos do zodíaco e as doze colunas que prendem a cúpula exterior.

Neste rito, os sinais zodiacais estão localizados, por vezes, nas mesmas colunas, como no caso de alvenaria chileno ou mexicano ou, no céu do templo, para a coluna
 como no maçonaria colombiano. Nos novos procedimentos manuais Tenidas Primeiro Grau da Grande Loja do Chile, declarou: "No topo das paredes ou colunas, melhor ainda, em torno da Abóbada Celeste, será pintado os doze signos do Zodíaco , na ordem em que corresponde às estações do hemisfério norte da Terra. " Estes componentes são adicionados sol simbólica ea lua, no leste, e nas duas colunas do pórtico, uma granada e uma esfera, que adicionou à linha ou corrente circundando o friso do templo, robustecen a idéia de universalidade ou concepção cósmica. Obviamente, não se pode ignorar uma explicação para esta última afirmação, considerando o valor da proposta da ciência atual, para um mundo caótico, divergindo da concepção grega original de um cosmos de Pitágoras ou universo ordenado e harmonioso.

No entanto, ontologicamente o homem tem que dar uma ordem para organizar o estudo e provido de uma metodologia de pesquisa, portanto, além da natureza caótica, todos construção intelectual final exige um pedido de investigação.

A importância dos signos do zodíaco em Maçonaria é transcendental. Primeiro, porque todos os componentes simbólicos que estão presentes no ornatura templo, ligada à Maçonaria e tradições esotéricas iniciáticas de data mais antiga na história do homem. Destes, as concepções astrais relacionar com alvenaria com formas remotas do conhecimento e da sabedoria da civilização humana. Eles não se conectar a uma maçonaria profundo, que tem suas raízes no trabalho sabedoria mais sublime do homem, e manter seus constantes no sentido transcendente da natureza do homo sapiens. Difamado por alguns absolutismo empírica e os preconceitos da modernidade, o sinal de inquérito é uma junção com uma forma de exploração especulativa, tão válida como outras disciplinas profissionais têm mais reputação no conceito acadêmico do conhecimento. Esta pesquisa acompanhou o homem por mais de três milênios, a sucumbir a sua legitimidade sob a marca da modernidade, anatematizada e caricatural, assim como outras formas de conhecimento. É este também o caso com o alquimismo, que foi acusado como uma obsessão por transmutação metais. By the way, quem pensa que o objeto de estudo Signo, emergindo com as culturas humanas cedo, anathematized sob o nome de "astrologia" é uma simples adivinhação horoscopical busca do futuro todos os dias, está a fazer um desenho animado. Considerações mais amplas sobre o assunto, estão presentes em um trabalho que eu enviar para o Resp correspondeu ·. Entrar. ·. Mas Estudos e Pesquisa. ·. "Pentalpha" n º 119, publicado no Anuário de 2001, apontando para uma reavaliação do estudo e astrologia do zodíaco e presença simbólica na Maçonaria.

O objetivo deste artigo, aponta, em vez de apontar alguns aspectos do simbolismo sinal interpretativo. O primeiro ponto a ter em mente é que os signos zodiacais representam a idéia cósmica. Este é o sentido de Pitágoras de uma ordem do universo, de que o homem constrói para compreendê-lo, desvendar seus mistérios, em um transcendente que se realiza no Pensador inquérito inerente trino: o que somos, de onde viemos, para quê estamos indo?. O segundo aspecto é que, do zodíaco não está presente apenas nos sinais que adornam o templo. Em alguns Easts, a banda ao longo dos olhos do destinatário, na cerimônia de iniciação, é também chamado de "Zodiac". Isso pode ter várias interpretações simbólicas, alguns deles bastante contraditórios, como o foco ou perspectiva sobre a explicação simbólica percebida. A banda moiré peito professor terciário, também é identificado com o cinto zodiacal, querendo brincar com esse homem, para acessar perícia, está no centro do universo.

Temos, portanto, que de um modo geral, os signos zodiacais simbolicamente estabelecer a relação com o Universo, ea localização deles no Templo deve ter fim em sua distribuição, mantendo a condição cósmica.

Para determinar Masonically ordem, irrelevante do local ou do determinismo hemisférica que possam surgir quanto ao caráter de orientação do templo, ou luzes do Norte. Para um efeito cultural e fidelidade às origens boreal Antigo e Aceito Rito Escocês, o layout Templo Maçônico tornou-se um norte simbólico, não hemisférico, o representante das sombras frias da brotação e remoto, e uma sul simbólico, representando o calor ea plenitude da luz, de realizações e futuras. Este fator determina o layout dos seis primeiros sinais do norte (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem), e no norte do outros seis (Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes). Isso pode ser conciliada com a idéia de deslocamento do Sol pelo cinturão zodiacal por um ano, enquanto o trabalho maçônico simbólica de fato dar condição solar, que preside o lodge, que desenvolve a sua acção a partir do norte para o sul (lembre-se, por exemplo, como a palavra circula). Consequentemente, o primeiro sinal (Áries), deve ser colocado imediatamente à direita do Venerável Mestre, seguiu para o oeste para o norte, consecutivamente, para as demais cinco sinais do norte. Continuando para o sul, de leste a oeste, terminando em Peixes, ao longo do leste.

No livro "Golden Guia maçom", Luis Umberto Santos, esta notável autor aponta maçônicos para o relacionamento com o sinal oficial de uma loja do Antigo e Aceito Rito Escocês, ao afirmar: "A dignidade da pousada são 12 porque doze são as colunas do Templo de Salomão ", equivalentes aos 12 signos do zodíaco e os meses do ano, o eterno apoio tempo." Enquanto isso, Francisco Javier Peña, pesquisador maçônico aguda chilena, foi adicionado a uma abordagem pré-existente que . signos zodiacais do templo maçônico, representam doze faculdades da mente modo, Áries é a vontade guiada pelo cérebro; Touro, o poder do pensamento silencioso, Gemini, a união da razão e intuição, Câncer, o equilíbrio entre o material eo espiritual, Leo, os anseios do coração, Virgem, a realização das esperanças, Libra, percepção externa equilibrada, Scorpion, a geração de idéias, Sagitário, organizador faculdade de espírito Capricórnio, regeneração ou renascimento; Aquário , da ciência e da verdade, e Peixes, paciência e obediência Unindo ambas as idéias, se o trânsito da marca Sun ou determinar a condição e qualidade de tempo, humana referência necessariamente humano -. cósmica - como a marca Venerável Mestre e determina o making of do lodge, podemos estabelecer as seguintes relações entre os signos do zodíaco, os poderes da mente e do trabalho de uma loja maçônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...