quarta-feira, fevereiro 16, 2011

A MAÇONARIA E O CINEMA


A MAÇONARIA E O CINEMA


Arthur Conan Doyle, escritor inglês, criador do famoso detetive Sherlock Holmes, faz uma infinidade de referências maçônicas em suas obras.
Assim, relacionamos alguns títulos de filmes e livros, onde podemos encontrar símbolos maçônicos e referências à Maçonaria.
Referências Cinematográficas
"A Lenda do Tesouro Perdido"
O protagonista (Nicolas Cage), neto de um maçom, dá continuidade à busca de um tesouro, que há muito está escondido.
"Magnolia"
Este filme, de Paul Thomas Anderson, também contém referências maçônicas. Em uma das cenas, aparece um símbolo maçônico em uma enciclopédia, no instante em que um garoto estuda pela TV através de um game show. Em uma outra cena, um produtor de TV apóia sua mão no ombro do apresentador, mostrando um anel com símbolo maçônico, e dizendo "Nos encontramos entre o nível e o esquadro.". No elenco, Tom Cruise, Jeremy Blackman e Melinda Dillon.
Murder by Decree
Assassinato por Decreto
Sherlock Holmes investiga os mais infames casos londrinos de Jack, o Estripador. À medida em que ele investiga, ele descobre que o Estripador tem amigos nas altas classes, envolvendo os Maçons. No elenco, Christopher Plummer e James Mason.
Peggy Sue Married
Peggy Sue - O Passado a Espera
O avô de Peggy pertence à loja dos viajantes do tempo, mostrando um altar e um ritual usando a batida de martelo. No elenco Kathleen Turner e Nicolas Cage. Dirigido por Fancis Ford Coppola.
"Fim dos Dias"
"The End of Days"
Filme de 1999, onde o super astro do cinema Arnold Schwarzenegger ,enfrenta o maior e mais poderoso inimigo de todos os tempos - o próprio satã. Arnold faz o papel de um oficial de polícia. Em determinado momento ele diz: "Agora este amuleto é da ordem maçônica do antigo sub-heredom dos Cavalerios do Vaticano, Cavaleiros do Olho Sagrado. Eles aguardam a volta do anjo negro à Terra." Também, logo na abertura do filme, pode-se ver rapidamente, a figura famosa do Baphomet, de Eliphas Levy. No elenco, Gabriel Byrne, Kevin Pollak, Rod Steiger. Direção de Peter Hyams.
"Teoria da Conspiração"
"Conspiracy Theory"
Neste filme de 1997, Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi (Jerry Fletcher), na cidade de Nova Iorque. Ele acredita que o mundo em que vivemos está repleto de conspirações perigosas. Sua vida é uma loucura completa, sempre está em estado de alerta... sempre pronto para o pior. O emprego como motorista é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado "Teoria da Conspiração". Ninguém nunca se importou com as idéias absurdas de Jerry - até hoje. Perseguido por inimigos desconhecidos, Jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. Só não sabe qual delas ! Agora sua única chance de sobreviver é contar com a ajuda da advogada Alice Sutton (Julia Roberts), para descobrir qual a verdade que deve ser revelada ao mundo... antes que seja tarde demais! Em uma das cenas, Mel Gibson diz: "Os Maçons estão tentando melhorar o mundo." "George Bush é maçom, grau 33".
No elenco, Mel Gibson, Julia Roberts, Patrick Stewart. Direção de Richard Donner.
"Do Inferno"
"From Hell"
Johnny Depp, Heather Graham (de Boogie Nights - Prazer Sem Limites e Austin Powers, o Agente Bond Cama) e Ian Holm (O Senhor dos Anéis) estão juntos neste filme, baseado na história de Jack, o Estripador.
From Hell gira em torno de um investigador da Scotland Yard (Depp) que tenta desvendar os assassinatos do final do século 19 e acaba descobrindo uma série de falcatruas políticas relacionadas à família real. Graham faz o papel de uma prostituta perseguida pelo assassino. Um filme que envolve a Maçonaria como responsável pelos assassinatos. No elenco, Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm. Direção de Albert Hughes.
"Horizonte Perdido"
"Lost Horizon"
Este filme de 1937 é uma fantasia clássica romântica, dirigido pelo aclamado diretor Frank Capra. A história mostra um corajoso diplomata britânico e um grupo de pessoas que sofrem um acidente no Himalaia. Eles são resgatados pelos misteriosos habitantes do paradisíaco vale de Shangri-la. Edward Everett Horton diz "Eu encontrei um manuscrito que explica o significado oculto por trás de todos os símbolos maçônicos".
"Mad Max - Além da Cúpula do Trovão"
"Mad Max beyond Thunderdome"
Depois de perder todos os seus pertences para uma gangue, o herói Mad Max (Gibson) vai parar em Bartertown, uma cidade sem-lei governada pela astuciosa Aunty (Tina). Para recuperar o que é seu, Max tem que obedecer às duras leis locais: participar de um a luta que só acaba com a morte de um dos lutadores contra um gigante (Larsson). Destaques: Terceiro e último capítulo das aventuras do herói futurista Mad Max, que traz a participação de Tina Turner, cantando o sucesso We Don't Need Another Hero. Neste filme de 1985, quando o apresentador da luta, entre Mad Max e Blaster, anuncia a entrada dos lutadores, uma imagem de um Esquadro e um Compasso, aparece, um pouco desbotada, na parte da frente de sua camisa. No elenco, Mel Gibson, Tina Turner. Direção de George Millar.
"The Majestic"
"Cine Majestic"
Sem relação com a história, o símbolo do esquadro e do compasso pode ser visto uma vez no mausoléu na cena do cemitério e uma vez no edifício da avenida principal na segunda metade do filme. Drama. No elenco, Jim Carrey.
"The Man Who Would Be King"
O Homem que queria ser rei
Baseado na história de Rudyard Kipling. Soldados mercenários convencem a população da tribo do Kafiristão que eles são deuses, depois de descobrirem símbolos maçônicos e artefatos religiosos. No elenco Sean Connery, Michael Caine. Dirigido por John Huston. Drama/Ação.
"Sons of the desert"
Filhos do deserto
Ollie finge estar doente e pede para um médico, que na verdade é um veterinário, prescrever uma viagem para o Havaí. Stan e Ollie enganam suas esposas dizendo que vão para um cruzeiro medicinal para irem a uma convenção, mas elas descobrem a verdade. Eles aprendem que a honestidade é o melhor negócio.
O Imperador e o Rei
A história do Barão de Mauá.
Referências Literárias
Arthur Conan Doyle
Criador das histórias de detetive de Sherlock Holmes, Doyle fez muitas referências à Maçonaria em seus livros.
Umberto Eco
Em "O Pêndulo de Foucault", três ediores de Milão que tinham passado muito tempo juntos reescrevendo os manuscritos sobre teorias de conspiração e ocultismo, decidem escrever suas próprias explicações para os eventos mundiais. O mundo de ficção que eles criaram se torna realidade.
Ernest Hemingway
No livro "Adeus às Armas", um dos oficiais diz que não acredita em religião, mas acredita na maçonaria.
Rudyard Kipling
No livro "O Homem que Queria ser Rei", diz "Um Deus e o Grande Mestre do Ofício sou eu, e a Loja no Terceiro Grau eu abrirei, e então lenvantar a cabeça dos padres e dirigentes das cidades."
Robert Shea e Robert Anton Wilson
No livro "Illuminatus" aparecem numerosas referencias ao Iluminati da Bavaria e muitas referências à Maçonaria.
Leon Tolstoi
Descreve a iniciação de Pierre Bezukhoi em uma Loja russa.
Fernando Pessoa
Possui muitas referências místicas e simbólicas em seus textos e poemas.
Texto de Fernando Pessoa sobre o entendimento dos símbolos:
"O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.
A primeira é a simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Tem o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar.
A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.
A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isto se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição a não tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.
A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é uma síntese; e a compreensão é uma vida. Assim certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou no mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.
A quinta é a menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é a graça, falando a outros, que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e a Conversação do Santo Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo."
Fernando Pessoa
Nota preliminar do livro Mensagem

Visite o site de Fernando Pessoa.


Mais:

A MAÇONARIA E O CINEMA



O MASSACRE DE ROSEWOOD

Sinopse
No início de janeiro de 1923, na Flórida, a comunidade negra de Rosewood é atacada, queimada e tem parte da população morta por brancos de uma cidade vizinha em um espaço de quatro dias. Tudo isto pelas falsa alegações de uma mulher branca (Catherine Kellner), que foi espancada pelo amante (Robert Patrick) também branco mas teve medo de contar ao marido (Loren Dean) e achou mais "conveniente" dizer que tinha sido atacada por um negro. O xerife (Michael Rooker) tem dúvidas quando a veracidade dos fatos, mas é uma verdade que convêm, pois permite aos brancos darem vazão ao seu enorme preconceito. Mas um negro, que tinha chegado recentemente em Rosewood e pretendia se estabelecer por lá após ter lutado na Grande Guerra, decide combater os agressores e salvar quantos negros forem possíveis. Para isto pede auxílio ao único comerciante branco de Rosewood, que não sabe se fica com os brancos ou com a verdade.

Ano de lançamento: 1997 – EUA
Estúdio: Warner Bros. / Peters Entertainment / New Deal 
Direção: John Singleton
Elenco:
Jon Voight (John Wright)
Ving Rhames (Mann)
Don Cheadle (Sylvester Carrier)
Bruce McGill (Duke Purdy)
Loren Dean (James Taylor)
Esther Rolle (Tia Sarah)
Elise Neal (Beulah)
Robert Patrick (Amante de Fanny)
Michael Rooker (Xerife Walker)
Catherine Kellner (Fanny Taylor)
Akosua Busia (Jewel)
Paul Benjamin (James Carrier)
Kevin Jackson (Sam Carter)

Notas do colaborador:
      O filme é baseado em fatos reais.
      
A comunidade é constituída de maçons, sendo o Esquadro e Compasso visíveis em várias cenas, inclusive na parede frontal de um salão que é utilizado pelos moradores, tanto para reuniões como para festejos.
      Quando da fuga do elemento que realmente cometeu as agressões (que deram origem ao massacre), este ao encontrar-se com um negro, identificou-se maçonicamente e pediu ajuda, sendo respondido por seu interlocutor. É fato que, pela tradução das legendas,  o diálogo desse reconhecimento não está conforme é praticado no Brasil, não sabendo o colaborador a que atribuir essa discrepância, o quê, a propósito, considera deveras salutar.

A LENDA DO TESOURO PERDIDO
(National Treasure) - EUA, 2004 - Gênero: Aventura - Diretor: Jon Turteltaub

Sinopse
Benjamin Franklin Gates (Nicolas Cage) a um caçador de tesouros, função que já esta na 3ª geração em sua família. Durante toda sua vida Benjamin procurou um tesouro que ninguém acredita existir, tendo sido acumulado durante séculos e transportado por vários continentes para evitar que fosse roubado. As investigações de Benjamin sobre a localização deste tesouro fazem com que ele descubra que existe um mapa codificado escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Só que para conseguir Benjamin terá que enganar o FBI e roubar um dos documentos mais vigiados do país. Ma
Maçonaria
Não dá para destacar passagens - o filme inteiro dá uma grande referência à Ordem.

DO INFERNO
(From Hell) - EUA, 2001 - Gênero: Suspense - Diretores: Albert e Allen Hughes

Sinopse
No tempo em que Jack, O Estripador atacava nas ruas de Londres, o terror reinava. A selvageria de seus assassinatos indicava insanidade, mas a precisão diabólica comprovava que havia um método em tal loucura. Johnny Depp e Heather Graham estrelam este triller intrigante, narrado com grande estilo, que aperta sua garganta de forma esmagadora e fere profundamente como uma faca afiada à medida que revela uma conspiração chocante que, segundo alegações, envolveu os grandes poderosos da Inglaterra daquela época.
Maçonaria.
A Maçonaria aparece como pano de fundo para os assassinatos de Jack é ele próprio um maçom.

MAGNÓLIA
(Magnolia) - EUA, 1999 - Gênero: Drama - Diretor: Paul Thomas Anderson
Sinopse
Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho. Phill (Phillip Seymour Hoffman) É seu dedicado enfermeiro e Linda (Juliane Moore), sua jovem esposa. Frank (Tom Cruise), É um célebre guru machista, É o filho que Big Earl procura. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) É o apresentador do famoso programa de TV que também está com câncer e procurando se entender com a filha Cláudia, cocainomaníaca. Stanley É um garoto-prodígio manipulado pelo pai oportunista. O ponto comum entre essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles cortado por uma rua chamada Magnólia.
Maçonaria
Em uma das cenas, aparece um símbolo maçônico em uma enciclopédia, no instante em que um garoto estuda pela TV através de um game show. Em uma outra cena, um produtor de TV apóia sua mão no ombro do apresentador, mostrando um anel com símbolo maçônico, e dizendo "Nos encontramos entre o nível e o esquadro".

FIM DOS DIAS
(End of Days) - EUA, 1999 - Gênero: Terror - Diretor: Peter Hyams

Sinopse
Jericho Cane (Arnold Schwarzenegger) É um ex-policial que se vê diante de uma terrível luta entre a encarnação humana do demônio (Gabriel Byrne) e uma jovem e inocente mulher (Robin Tunney) escolhida para ser a mãe do Anticristo. À medida que os ponteiros do relógio avançam para a realização da profecia que pode levar ao fim do mundo, Jericho, sozinho; precisa proteger essa garota e livrar toda a humanidade de um destino completamente apavorante.
Maçonaria
Em determinado momento Jericho diz: "Agora este amuleto É da ordem maçônica do antigo sub-heredom dos Cavaleiros do Vaticano, Cavaleiros do Olho Sagrado. Eles aguardam a volta do anjo negro à Terra.

TEORIA DE CONSPIRAÇÃO
(Conspiracy Theory) - EUA, 1997 - Gênero: Suspense - Diretor: Richard Donner

Sinopse
O motorista de táxi Jerry Fletcher (Mel Gibson) acredita que o mundo em que vivemos está repleto de perigosas e assustadoras conspirações. Sua vida É uma loucura completa, sempre está em estado de alerta...sempre pronto para o pior. O emprego como motorista É apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado "Teoria da Conspiração". Ninguém nunca se importou com as idéias absurdas de Jerry - até então. Perseguido por inimigos desconhecidos, Jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. Agora sua única chance de sobreviver É contar com a ajuda da advogada Alice Sutton (Julia Roberts), para descobrir qual a verdade que deve ser revelada ao mundo.
Maçonaria
Em uma das cenas, Mel Gibson diz: "Os Maçons estão tentando melhorar o mundo. George Bush É maçom, grau 33."

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE
México, 1992 - Gênero: Drama - Diretor: Alfonso Arau

Sinopse
Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, Como água para Chocolate acompanha a história de um camponês chamado Pedro (Marco Leonardi) que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi (Lumi Cavazos). Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas mais uma história de amor, mas se trata de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993.
Maçonaria
Ritual fúnebre de corpo presente; explicações sobre o sentido da vida com símbolos que remetem à maçonaria.

PEGGY SUE O PASSADO A ESPERA
(Peggy Sue Got Married) - EUA, 1986 - Gênero: Comédia Romântica - Diretor: Francis Ford Coppola

Sinopse
Peggy Sue (Kathleen Turner), mãe, divorciando-se de Charlie Bodell (Nicolas Cage) aos 43 anos de idade, ao organizar uma festa de ex-alunos da Escola, volta no tempo. Apesar de poder redirecionar sua vida, acaba fazendo as mesmas escolhas.
Maçonaria
O avô de Peggy pertence à Loja dos viajantes do tempo, mostrando um ritual da mesma.

REVELAÇÕES PERIGOSAS
(Secrets) - Inglaterra, 1983 - Gênero: Drama - Diretor: Gavin Millar

Sinopse
História de uma garota de 13 anos, Louise (Anna Jones), que vive com sua mãe (Helen Lindsay). Louise descobre que seu falecido pai possuía documentos secretos, e, através de sua curiosidade, descobre que o mesmo era Maçom. O filme foi feito para uma série da televisão inglesa, "First Love", e não há registro de ter sido lançado em vídeo ou DVD.
Maçonaria
Louise tenta explicar às suas amigas o que é a Maçonaria, além de tentar repetir seus rituais.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE
(Independência ou Morte) - Brasil, 1972 - Gênero: Histórico - Diretor: Carlos Coimbra

Sinopse
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), É tratado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manuel da Nóbrega) retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva (Dionísio Azevedo) pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.
Maçonaria
Cenas da Iniciação de Dom Pedro, do discurso de Gonçalves Ledo, do fechamento do Grande Oriente.

ASSASSINATO POR DECRETO
(Murder by Decree) - Inglaterra/Canadá, 1979 - Gênero: Ação - Diretor: Bob Clark

Sinopse
Sherlock Holmes (Christopher Plummer), auxiliado pelo Dr. Watson (James Mason), tenta decifrar as pistas que levarão ao assassino Jack, o Estripador, mas, descobre uma conspiração para acobertá-lo.
Maçonaria
Dentre os amigos que tantam acobertar Jack, vários são maçons.

O HOMEM QUE QUERIA SER REI
(The Man Who Would Be King) - Inglaterra/EUA, 1975 - Gênero: Aventura - Diretor: John Huston

Sinopse
Daniel Dravot (Sean Connery) e Peachy Carnehan (Michael Caine) são dois amigos que firmam um contrato um com o outro: viajar para um país distante, Kafiristan, e ajudar os líderes locais a vencerem seus inimigos. Quando tiverem conseguido seu intento, eles derrubariam estes 'líderes' e se tornariam os reis da região. Em caso de perigo, um deve ajudar o outro, reza o contrato, assinado por ambos e por uma testemunha: o editor de um pequeno jornal, Rudyard Kipling (Christopher Plummer).
Maçonaria
No início do filme, Carnehan rouba um relógio de Kipling e, ao abrir o mesmo, vê que são Irmãos... Se identificam como maçons... A partir daí, o filme passa à aventura até que se descobrem em uma tribo perdida cujo último grande Rei teria sido Alexandre o Grande.

HORIZONTE PERDIDO
(Lost Horizon) - EUA, 1937 - Gênero: Aventura - Diretor: Frank Capra

Sinopse
O diplomata inglês Robert Conwal (Ronald Colman) e outros sobreviventes de um desastre aéreo chegam à cidade perdida de Shangri-lá, nos Montes Himalaias. Isolados do mundo em guerra, os habitantes da cidade têm um mistério e motivos para não saírem de lá.
Maçonaria
Alexander (Edward Everett Horton) diz: "Eu encontrei um manuscrito que explica o significado oculto por trás de todos os símbolos maçônicos".

MANDANDO BALA
(Shoot 'em Up) - EUA, 2007 – Gênero: Ação

Sinopse
Durante um tiroteiro, mulher dá à luz um bebê, ajudada por Smith (Clive Owen). Este homem misterioso recebe, então, a missão de proteger o recém-nascido de um grupo de assassinos e descobrir por que querem matá-lo. Para isso, busca a ajuda de DQ (Monica Bellucci), uma mulher sensual, enquanto foge do perigoso sr. Hertz (Paul Giamatti).
Maçonaria
O Sr. Hertz tem o botton da Maçonaria (esquadro e compasso) preso em seu sobretudo. Em todas as cenas que aparece o Sr. Hertz, percebe-se a presença do botton.


Um comentário:

  1. Oi, adorei teu blog, muito contextualizado, além de possuir curiosidades que me encantaram. Parabéns! Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir