sábado, maio 05, 2012


A Ciência Moderna da India Antiga



A teoria quantica está repleta de situações já documentadas milhares de anos antes pelos hindus. Desde o átomo até os raios cósmicos, tudo já foi documentado.

A ciência de hoje nada mais faz do que resgatar, por outros métodos menos introspectivos e mais experimentais, a ciência interna do Oriente.

Um dos seis sistemas da Índia é o Vaisesíka, ou "individualidade atômica". Este sistema expôs cientificamente, antes de Cristo,
algumas teorias que há poucos séculos atrás soariam "loucura" aos nossos ouvidos. A lei da gravidade, o calor afetando as reações moleculares, a teoria cinética dos átomos e a relatividade são somente alguns exemplos do que foi mostrado em tratados da Vaisesíka.
E tudo isso só foi "descoberto" pelo ocidente recentemente por Eistein, Newton e Chatellier, considerados "pais" ou inovadores em suas áreas.

E não é só na FÍSICA QUANTICA que os hindus estavam avançados. O SISTEMA ENDÓCRINO também foi muito bem documentado na teoria dos
Chakras. Nós estudamos que é a hipófise a glândula de controle de todo os sistema hormonal. E os hindus a 6000 anos atrás chamaram o chakra frontal e a hipófise de "ajna" (controle, em sanscrito). Do mesmo modo, a tireóide associada ao chakra laríngeo foi chamada de "vishudda" (literalmente, purificador).

A PSICOLOGIA, principalmente a moderna ilustrada por Jung tem suas raizes na terra do Rio Ganges. A Shankya (outro sistema hindu)
descreve as partes do corpo mental mostrando entre elas várias formas do Inconsciente e do Consciente, o Ego e também o Insconsciente
coletivo. Ou seja, tudo o que Jung e outros psicologos modernos escreveram aqui de modo brilhante.

O Teorema de Pitagoras e a MATEMÁTICA também fazem parte da cartela de pioneirismo hindu. Cada verso dos Vedas, se substituido pelo valor numérico das letras do alfabeto devanagari é a constante PI (relação do diametro e o raio da circuferência) com várias casas decimais.

Se você quer saber mais sobre alguns avanços "modernos" da India Antiga leia o imperdível O TAO DA FÍSICA, de Frijot Capra. Neste livro o autor, um físico, mostra um paralelo entre a Fisica Moderna e as Filosofias Orientais. Para mim, é um fantástico livro filosofico, com conceitos avançados de fisica quantica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário