quarta-feira, abril 25, 2012



A Jornada do Herói
Joseph Campbell identificou nas culturas mundiais além de uma gênese e desenrolar comum a todos os mitos, uma sequência lógica para a estória do homem sob a terra, que ele denominou de ´a jornada do herói’. Nitidamente podemos identificar no tarô a mesma estrutura. Do número um até o vinte e um, dispostos em sequência, sem o zero, formamos três filas de sete cartas cada uma. O louco, zero, perambula entre todas as fileiras, pois é a persona sem amarras, sem ponto fixo. O andarilho chamado Homem.
 
0 – Representa o Homem em sua jornada.
 
Fila I – Realidade – Físico. Quem o apóia na vida concreta.
O Mago pensa que pode ser que algo milagroso aconteça, pois em seu íntimo ainda habitam seres fantásticos e terras maravilhosas, pois ele acaba de vir ao mundo! A Alta Sacerdotisa é o vaso forte que deve abrigar o espírito santo, que neste caso, é o conhecimento, mas pode ser também o arquétipo da Virgem. A Imperatriz e o Imperador são os arquétipos da Mãe e do Pai. O Papa ou Hierofante é o velho sábio arquetípico, que encarna o deus do céu na terra ou o primeiro contato com o sagrado religioso. Após seguem os Amantes com o jovem paralisado entre duas escolhas, possuindo ainda um ego jovem mas que, se capaz de ficar só, vai amadurecer e deixar a adolescência, seguindo no Carro, que o levará para muito longe, simbolizando um novo princípio diretivo.
 
Fila II – Consciente – Ação. As atitudes tomadas na vida.
A Justiça ou Ajustamento aparece para que o herói avalie os problemas morais e éticos de si mesmo. Encontrando- se com o Eremita, talvez este terapeuta lhe dê uma luz mais individual para levar a termo suas indagações existenciais. A Roda da Fortuna diz a ele que nem sempre controlamos nossa vida e que há forças em teia que regem nosso destino. A Força ou Volúpia aparece para que ele enfrente e teste seus instintos primários e desejos ocultos. Se este intento for malogrado, o Enforcado mostra que ele estará, a partir de agora, desamparado e com a Morte ou desnorteamento em seu encalço. Mas, como sempre há esperança, a Temperança ou Arte é o anjo que vem em auxílio para que ele se encaminhe em outra direção, mais positiva, se quiser. Agora pode deixar seu ego explodir em direção ao todo.
 
Fila III – Inconsciente – Emoção. As emoções da jornada.
O Diabo é o lado grotesco e sinistro do inconsciente, e a Torre que diz que se esta estrutura não for bem construída, poderá ruir. A Estrela, Lua e Sol fazem parte do mesmo espaço, dizendo em ordem crescente de importância (para o homem que as observa aqui da Terra) que as fases de enlightment deverão ser seguidas. O Julgamento comemora o renascimento deste novo buda, que agora pertence ao Mundo ou Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário