domingo, dezembro 30, 2012


 RESPONSABILIDADE

Quando estivermos num lugar tranqüilo ou em meio à nossa vida atribulada, devemos fazer uma pausa, para pensar em nós mesmos e em nossas ações. Estamos ai dando o primeiro passo para sermos pessoas responsáveis.(usamos neste momento uma de nossos primeiros ensinamentos a utilização de régua de vinte e quatro polegadas) as vezes pedimos por ajuda ou aconselhamento, mas não olhamos para nós mesmos  e usamos a nossa própria força.E neste momento ao recorrer a outros passamos a depender para o que nos digam o  que fazer.  Tenham cuidado, porque em todos os níveis que atuamos o primeiro passo rumo à responsabilidade e a força, é o cuidado com aquilo que aprendemos e buscamos. Nenhuma pessoa responsável dirá a outra o que fazer, mas  sim ajudará essa pessoa que o procurou  a encontrar o seu próprio caminho. (livre escolha) Todos nós que vivemos na diferença de sermos FRANCO-MAÇONS, precisamos mais ainda de nossos irmãos em diferentes momentos de nossa vida, mas acima de tudo devemos ser fiéis ao nosso Próprio ser em todos os níveis de existência. A decisão de fazer parte de nossa Arte Real foi avaliada segundo sua capacidade de abrir a sua mente e aprender os mistérios de que ela nos envolve, e procurar dentro disto através do estudo e contemplação a encontrar seu próprio caminho.
Somos escolhidos, mas isto não quer dizer que somos diferentes ou melhores do que os outros seres humanos. A diferença esta em nossa responsabilidade, nos cuidados e atitudes em relação aos outros , pois estamos a procura do aperfeiçoamento.
Somos ainda responsáveis absolutos pela ordem que pertencemos desta forma a responsabilidade é uma coisa totalmente personal. Somos responsáveis  pelos nossos atos  e pela maneira de tratar nossos irmão e pessoas que estão neste mundo .(veja a amplitude de nossa responsabilidade). A responsabilidade pelo nosso comportamento, pela conseqüência desse comportamento e pela forma como nos relacionamos com nossos irmãos e exclusivamente nossa. Assumir esta responsabilidade é algo muito importante para que nossos atos e reações na vida diária de inicio a uma corrente de energia de uma família constitui um elo na corrente energética de cuidados com a ordem (Maçonaria) com os que nos rodeiam e com todos os povos que habitam a terra.
Não devemos nunca e de maneira nenhuma subestimar a nossa contribuição. Ao assumirmos a responsabilidade pelos nossos atos aumenta a qualidade da vida como um todo e gera grande quantidade de energia.
Ao longo de nossas vidas vamos assumindo cada vez mais responsabilidades, seja com a família, trabalho, serviços sociais, e principalmente junto a Ordem. A energia que produzimos ao assumirmos este papel é muito responsável e especial, pois ela inspira exige esforços físicos coragem, criatividade, e possibilita o progresso individual não deixando de contribuir para harmonia geral.
É um estado do ser totalmente abrangente, esta energia criada é poderosa, mas tem de ser criada e alimentada, principalmente quando se combinam, e a partir desse momento assemelham-se a uma maravilhosa essência dourada em torno de todo planeta, se tornando mais forte à medida que vamos adquirindo conhecimento e vermos o tipo que contribuição que damos ao mundo. E se todos unidos colaborarmos com esta energia que envolve a responsabilidade e o zelo , trabalharmos para a liberdade a dignidade e para o futuro da vida.
Se por um segundo você parar de fazer o que estamos fazendo e perceber a força dessas energias dentro de nós mesmos, sentiremos a pulsação maravilhosa e a importância de nossa parte do modelo global da vida.
Agora acrescente a essa sensação interior o conhecimento de tudo que nos é dado como empréstimo e de que, quanto mais responsáveis nos tornaram maior será a energia que envolve o zelo e a responsabilidade com respeito aos nossos descentes.
Esta essência dourada que criamos está à disposição de todos, para ser ampliada e usada quando necessário for.
O planeta, o pais, estado, cidade, casa e loja são o cerne de toda a existência em todos os níveis. Sem a energia que transita em todo este meio, que une o físico, o espírito, enfraqueceremos os tornamos vulneráveis a qualquer ato a qualquer palavra.
Aceite e compreenda a imensa estrutura em que todas as coisas vivam está interligada, e passe a ter maior responsabilidade ainda  e assim estará evoluindo e contribuindo em todos os setores com excessiva importância . Pratique porque você é um ser que foi escolhido para o aprendizado de uma Arte Maior, aproveite a oportunidade que esta a sua disposição vinte e quatro horas por dia, estudem e pratique.Engana-se pois o maçom que achar que  a nobre Arte Real não é mágica, sim ela é uma  pura magia, mas  para aquele que  a entender, e fazerem bom uso, deste milenar  conhecimento, conhecimento este  que  nunca chega ao fim. Infeliz aquele que pensa saber tudo, infeliz aquele que é desonesto consigo mesmo, achando-se superior, esquece que somos iguais e a evolução só é dada a quem tem merecimento, através de atos, ações, bons pensamentos e principalmente com o cuidado de falar, pois o Verbo a primeira coisa a ser criada no Mundo às vezes quando mal empregada nos leva as trevas. Meditem sobre isto e policiem suas palavras, e ao falar tenha convicção no que esta dizendo, pois muitas vezes falamos coisas que não devemos, e, por conseguinte ouvimos coisas que não gostamos. (ação e reação). Não podemos criticar, pois criticas sempre voltam para  nós , e possivelmente quem nós criticamos vai se  justificar e isto  vai se tornar um verdadeiro pesadelo.Meditem muito sobre isto...
     RONALDO LIMA – GMD VM -- GR33°
    GLÓRIA DA ACÁCIA N°04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Grande Loja da Rússia   Acredita-se que a maçonaria chegou à Rússia, no final do século XVII, quando em 1699, o Czar Russo, Pedro I “O Gra...